Localização
Está ao noroeste da cidade, limita com a Republica de Equador, onde a área desértica termina e a delta de Tumbes se abre e é a única via navegável do rio nas costas peruanas. Devido a sua proximidade ao Equador é a área mais cálida e chuvosa e tem terras férteis onde se cultiva algodão, arroz, frutas e tabaco. O clima é semi tropical com sol durante todo o ano.
Historia
Tumbes foi a primeira cidade que proclamou sua independência da Espanha o 7 de janeiro de 1821. O espírito guerreiro dos tumbesinos foi confirmado novamente durante o conflito com Equador em 1941. Tumbes foi declarado departamento em 1942 em reconhecimento pelo apoio na vitoria peruana contra Equador.
Depois da batalha de Zarumilla o conflito se resolveu com a firma da Ata de Talara, antecessora do Protocolo de Rio de Janeiro. Tumbes é uma cidade ruidosa mais cálida e pacifica, hoje tem uma grande atividade comercial com a cidade limítrofe, com grandes casas construídas com cana de Bambu de Guayaquil, hualtaco ou alfarroba dando uma distinção particular.
Praias Paradisíacas
A principal atração da área são as belas praias paradisíacas com água clara e cristalina (apropriadas para realizar esportes aquáticos), terras limpas, palmeiras e uma vista extraordinária e única no Peru, assim como árvores de soto e mangue e estuários no delta do rio Tumbes. Ao norte de Tumbes se pode encontrar a praia de Porto Pizarro com suas ilhas Del Amor, Hueso Ballena e Los Pájaros.
Aqui é recomendável o aluguel de botes. Para o sul vai encontrar a praia de Murmoya, caleta de La Cruz, Porto Loco, Santa Rosa e Zorritos (com um porto para iates e pescadores). Indo mais para o sul se encontra Bocapan, Cancãs e Punta Sal. Esta última tem um bom hotel hospedagem e é uma das praias mais lindas do Peru. Também pode voar a Talara em Piura para chegar a estas praias, algumas delas possuem chalés, um lugar ideal sobre a praia.
Lugares de Tour
O ambiente arquitetônico na sua totalidade de Cabeça de Vaca, onde se diz viviam os Tumpis, atingiu o grado mais alto de civilização ao ter construído uma bela cidade protegida por grandes fortalezas.
Cabeça de Vaca é a maior colônia da cultura Tumbes com evidencias de trabalho hidráulico, ruas, cerâmicas, etc.
Áreas Naturais Protegidas
O Santuário Nacional de Tumbes é uma área onde as árvores de soto crescem e se desenvolvem com água salgada e suas plantas de vários tamanhos têm uma raiz que ainda se formam com sementes que germinam sobre as árvores. A área natural de mangue cria uma barreira contra a erosão causada pelas ondas do mar e as mareias e protege as espécies marinhas, as gaivotas, águias pescadoras, e pequenos ursos de mangue, lontras, lagartos e jacarés.
Musica e Baile
Sua musica é conhecida como as “cumanas” as quais são poemas cantados acompanhados por um violão. Os motivos são muitos, mais principalmente são temas de amor, sentimentais ou insultos.
A mais popular é a “Dança da Pava” cujo passo é similar ao do peru e representa o cortejo que realiza este animal selvagem.
Comidas Típicas
Um dos pratos típicos é o ceviche de couraça preta de peixe com yucas, batatas doces e milho. O Chinguirito é uma sopa de banana e um molho feito com água de coco e Pisco, o antecoco que é um coco do deserto.
Feriados
Folclore
.A maioria das crenças, tradições e festividades vêm do Equador, mais algumas são peruanas tais como o “chucaque”, “mal de olho”. No entanto, o folclore típico de Tumbes está em seus pratos a base de frutos do mar, seus molhos e sobremesas.