A cidade de Huancayo é capital do departamento de Junin, e junto com Pasco, formam a região central andina do território peruano. Atravessa as montanhas do Oeste e Central e tem a região mais alta assim como a floresta mais vasta.
Historia
A região onde está localizada o departamento de Junin tem influencias das culturas de Chavín e Tiahuanaco. No começo estava ocupada por pumpus (originais do bosque em busca de sal) e os militantes Huancas. Este último povoado, de sabujos e caçadores, junto com os Chancas de Apurimac, era totalmente contrario ao avance do exército armado Inca. De acordo com o periodista Garcilaso del Valle Fértil, quando Pachacútec começou a conquista da zona foi na bela província de Sausa ( pronunciada erradamente Jauja pelos hispanos), tem mais de 30 mil vizinhos chamados Huancas. O poderoso exército Inca obteve através de persuasões, elogios e regalos a conquista da zona. Durante a conquista, os Huancas apoiavam ao conquistador trocando privilégios, como o de não ser invadidos. No entanto, a conquista foi consolidada e na luta contra a idolatria, os Hispanos construíram seus principais santuários religiosos na zona de Huarivilca Villa Heróica.
Villa Heróica
O 10 de outubro de 1824, o Libertador Simon Bolívar decretou que o nome Villa Heróica de Junin fora dado à região, rendendo honores pela gloriosa ação de armas que os patriotas armados lutaram em seus campos. Mais de dois terços da população local morreu lutando pela liberdade. O positivo que se conseguiu ao final foi a independência e com uma surpreendente ação dos Husares de Peru, foram nomeados por Bolívar no campo de batalha como Husares de Junin.
Huancayo, capital de Junín, está situada onde finaliza o vale do rio Mantaro. Em um acesso de loucura característico dos Incas, construíram a cidade mais importante da corrente montanhosa (onde se unem as zonas produtoras da corrente montanhosa, o Bosque Alto com a Costa e a capital), Huancay, é uma cidade comercial, popular e com variedade de raças, conhecida pelo seu folclore e excelente trabalho dos artesãos. Os quais são famosos e sempre estão presentes nas férias dominicais, onde se pode comprar tapetes, ponchos, filigrana de prata, bordados de Sapallanga, chapéus de Caixas, etc. O departamento de Junin tem uma avançada industria metalúrgica, Tarma, com coloridas casas e pátios floridos, bem conhecida como a Perola dos Andes, por seu clima cálido e a beleza da paisagem, e descendo até a Selva Alta, o rico vale de Chanchamayo e as cidades de São Ramon, os cultivos de café e as árvores frutais.
Lugares Turísticos
A feria dominical em Huancayo é feita na Avenida Huancavelica, é uma das atrações mais comerciais visitada pelos turistas, ali vendem todo tipo de artesanato. O morro da Liberdade é o lugar ideal para ter uma vista panorâmica da cidade e do vale. Na Torre Tagle, a três quilômetros da cima do Huancayo, há uma formação geológica que realmente vale a pena ser vista.
Outras atrações e províncias
A Laguna de Paca, próxima a Jauja, o criadouro de trutas, o convento de Santa Rosa de Ocopa (que tem uma das bibliotecas mais importantes do Peru); os restos arqueológicos de Tunanmarca em Jauja, a impressionante cachoeira O Manto da Noiva em Chanchamayo e as praias do rio Chanchamayo. A colorida cidade da Pequena Cochas é famosa por suas infusões, processadas pelos artesãos de Huancas de todas as idades, no pequeno povoado de São Jerônimo de Tunan por seus excelentes ourives descritos nas tendas de prata e joalherias.
Feriados
Os carnavais se realizam durante janeiro em todos os povoados locais. Durante a Pascua, no mês de abril, Tarme se veste de flores. A celebração do Señor de Muruhuay se realiza em Tarma em Maio. O 30 de agosto é o tributo a Santa Rosa, que é celebrada na localidade de Jaujina de Ocopa.