Localização
Porto Maldonado, a entrada à Reserva Nacional Manu e a Reserva Nacional Tambopata Candamo, é a capital do Departamento de Madre de Dios. Está localizado ao sudeste do Peru a 230 metros sobre o nível do mar, tem um clima tropical cálido e úmido. Com estações chuvosas entre dezembro e março, portanto, recomendamos visitar-la entre abril e novembro. Porto Maldonado é um pequeno povoado na confluência dos rios Tambopata e Madre de Dios.
Historia
Porto Maldonado foi fundada no fim do século XIX, vários aldeãos emigraram desde Cusco e Puno unicamente habitado durante o transcurso do século passado. Esta região foi uma vez habitada pelos Mojos; uma tribo que oferecia uma forte oposição aos Incas, até o Inca Sinchi Roca teve que render-se ante eles. Uma rota de 200 kms. passa perto dos povoados levando-os até Iñapari nas margens do rio Acre, na fronteira. A área é uma grande produtora de nozes brasileiras. Durante os últimos anos a procura de ouro tem aumentado, particularmente sobre as margens do rio Inambari e Madre de Dios.
Reservas
O Departamento de Madre de Dios, capital Porto Maldonado, tem a maior biodiversidade e é possível uma mínima erosão e efeito do território, no Amazonas peruano. Contem três reservas ou conservações divididas em zonas bem definidas.
Reserva Nacional Manu
Esta reserva de 1.5 milhões de hectares contem o banco genético mais rico do Peru e do mundo. Possui fileiras de vegetação que se elevam desde os 150 até os 4,200 metros sobre o nível do mar. A selva tropical nas fileiras mais baixas contem uma variedade de animais e espécies de plantas únicas. Algumas 850 espécies de pássaros se têm identificado e espécies raras como a lontra gigante e o tatu gigante têm-se refugiado aqui. Podem ser vistas onças e as maiores araras do mundo.
Reserva Nacional Tambopata Candamo
Esta reserva compreende um território de 1 milhão 478 mil hectares, com um perímetro aproximado de 850 kms. divididos entre os departamentos de Puno (60%) e Madre de Dios (40%). 750 espécies de aves e mais de 1100 borboletas se reportaram que vivem nesse habitat tão diverso, sendo este um verdadeiro recorde mundial. Há 181 espécies de árvores sobre terras sólidas, e 155 na selva aluvial, uma variedade de macacos, lontras gigantes e quatro espécies de felinos. A arara pode ser visitada na Reserva Tambopata.
Lago Sandoval
A uma hora em peque peque (bote com exteriores), há um belo lago para a margem direita do rio Madre de Dios rodeado pelas palmeiras mais altas e habitada por patos, loros, tartarugas, jacarés, lontras, lagartos, doninhas, e uma grande variedade de peixes. A pesca é permitida. Para chegar ao lago há um longo caminho de 5 kms. sob as espessas árvores onde se podem ver os macacos e as aves em busca de comida. O transporte ao lago é fácil de conseguir em Porto Maldonado e no porto do rio Madre de Dios.
Rio Valencia
É um rio de 60 kms. desde o Porto Maldonado e a quatro horas em bote a motor pelo rio Madre de Dios, quase no limite com Bolívia. Buscadores de outro podem ser vistos por este caminho.
Cidade de Labirintos
A 50 kms. de Porto Maldonado, como diz o nome, é uma cidade labiríntica desorganizada e caótica, habitada por mineiros de ouro. Aqui se vê o uso de recurso nas fronteiras colonizadas dos países tropicais.