Destinos e Cidades

Cajamarca

Cajamarca é a capital do departamento do mesmo nome, localizada a uma distância de 863 kms. de Lima. Esta bela cidade está situada na região nortenha dos Andes do Peru. Possui um clima moderado e seco, nos que abundam os dias cálidos e com sol. A temporada de chuvas e de dezembro a março.

Historia
É um dos departamentos mais significativos na historia do Peru. Sua origem remonta à época pré-inca, quando era o centro da cultura Caxamarca, que atinge seu desenvolvimento máximo entre os anos 500 e 1000 d.C.

A incorporação destes territórios ao império do Tahuantinsuyo se fez durante o governo do Inca Pachacutec, para o ano 1465, para se converter no centro administrativo, militar e religioso de singular importância. Durante esta época se construíram templos e palácios, dos quais ficam alguns vestígios, principalmente o chamado Quarto do Resgate.

Cajamarca, que por seu clima privilegiado e águas térmicas era o lugar favorito de repouso dos incas, se tornou o 16 de novembro de 1532 cenário de um dos episódios mais transcendentais da historia americana.

Nessa data o conquistador Francisco Pizarro chegou até a atual praça de armas, que então era triangular. Esperou a Atahualpa, o último inca, que se encontrava descansando nos seus banhos de calor e enxofre. Ao dia seguinte, Atahualpa fez sua entrada na praça em meio a uma multidão e um aparelho cerimonial esplendoroso. O recebeu o padre Vicente Valverde, que lhe mostrou uma Bíblia. Diz a crônica, que Atahualpa jogou o livro sagrado ao chão mais por um problema de incompreensão idiomática que por falta de fé. Os soldados espanhóis que até então tinham ficado escondidos nos arredores da praça, saíram a cavalo e com armas de fogo conseguiram que o exército fugira horrorizado.

Atahualpa foi julgado como herege e condenado à orca, apesar de que essa sentença foi comutada pelo garrote. Atahualpa se deu conta da ambição dos espanhóis e ofereceu a Pizarro comprar sua liberdade enchendo de ouro o quarto onde estava preso e os outros dois próximos de prata, até onde alcançara seu braço. Atahualpa pagou o resgate, mais morreu do mesmo jeito. Este fato traz o fim do império do Tahuantinsuyo, e também marca o inicio de uma nova etapa histórica: a conquista.

Tradições e Modernidade
Localizada no sopé do morro Santa Apolônia, a cidade de Cajamarca, hoje em dia, mostra na sua fina arquitetura colonial a influencia cultural espanhola, junto a uma enorme riqueza geográfica. É um território clave na zona norte andina do Peru, localizada a uma altura media de 2,750 metros sobre o nível do mar, com um clima seco e uma temperatura que varia entre os 24 e os 5 graus Celsius de acordo a época do ano.

Desenhada como um tabuleiro de xadrez, nela encontramos edificações de tipo religioso de meados do século XVII e começos do XVIII. A catedral foi construída no século XVII e tem uma fachada sóbria de pedra de origem vulcânico. Tem cinco campanas nas suas torres inconclusas, fundidas ao começar o século XVIII, nas naves se podem admirar as imagens da Virgem do Carmo, o Senhor da Boa Morte, Santa Rosa de Lima e São Martim de Porres.

Cajamarca é um departamento de geografia bem diversa que oferece interessantes opções para o turista. Seus campos de cultivo produzem batata, trigo, mandioca e café. O café de Jaén é muito conhecido no mundo. Em Namora se pode observar uma importante estação de peixes que produz alevinos de trutas e “pejerreyes”. A criação do gado é de suma importância.

Na atualidade o departamento tem mais de 600 mil cabeças de gado bovino Também produz cevada e pastos naturais. É o primeiro produtor de milho amido no país. Segundo a enciclopédia Todo El Peru, Jaén tem intensificado seus cultivos de noz macadâmia para produzir azeite sem colesterol. Criam gado caprino e ovino em quantidades significativas. Também há gado de touros de lidia que têm fama nos meios taurinos.

Também, esta zona ostenta um atípico recorde nacional: produz três milhões de cobaias dos 70 milhões produzidos em todo o país. A cobaia tem 21% de proteínas e quase zero de colesterol. Sua carne é oferecida na maioria dos restaurantes e pousadas da zona.

Ao percorrer as estreitas ruas da cidade é possível observar caracterizações de manifestações folclóricas ligadas às suas celebrações religiosas e festas patronais, nas que fazem danças e bailes como a cashua, os chunchos ou dança branca, as pallas, a pachilla, a dança dos emplumados ou imperiais e a dança dos diabos.

Cajamarca Dourada
A mina de ouro de Yanacocha é considerada a segunda maior do continente, esta mina começou sua operação em Julho de 1993. Localizada a 40 quilômetros ao norte da cidade, sua produção alcançou 550,000 onças de ouro em 1996. O produto final desta mina se denomina a Barra Doré de Ouro: Com um 60% de ouro, 30% de prata e 10% de impurezas.

Cajamarca Verde
O Parque Nacional mais antigo do Peru é o de Cutervo, com uma área de 2,500 hectares e localizado na corrente montanhosa de Tarros, na zona oriental do departamento. Alberga centos de espécies de flora e fauna, entre elas aos populares guácharos (aves em vias de extinção), cujos ninhos foram descobertos nas cavernas de Cutervo por Alexander Von Humbolt em 1799.

Atrativos Turísticos
Entre os atrativos mais importantes estão no Morro Santa Apolônia: que tem um mirante e impactantes restos arqueológicos; o Parque Florestal de Aylambo; o bosque de pedras. Os Frailones, que está localizado em Cumbemayo; e ademais, as famosas águas térmicas com os banhos do Inca e Yumagual, o coto de caza de Huacraruco; os povoados de Pariamarca e Llacanora, e a fazenda Três Molinos.

Os restos arqueológicos que valem a pena conhecer são Cumbemayo com seus aquedutos, petroglifos e santuários de época pré-inca; as Ventanillas de Otuzco e de Cumbemayo, uma impressionante necrópole pré-inca que se mantém em perfeito estado.

Também está Layzón, Santuário pré- inca e o Quarto de Resgate do Inca Atahalpa. Na zona é possível também visitar monumentos virreinais como o ex Hospital de homens e mulheres, hoje sede do Instituto Nacional de Cultura; a igreja, convento e catacumbas de Santa Catalina, atualmente catedral e capela.

Em São Paulo, outra província do departamento, está Kuntur Wasi, centro cerimonial pertencente ao Horizonte Temprano; Montealegre, Tumbas do período Cajamarca III-IV; e as Ventanillas de Tumbadén (necrópole pré-inca). Em Celedín: Sorochuco (bosque de pedras); em Oxamarca (chulpas correspondentes à época pré-inca) e Chocta (restos arqueológicos pré-incas).

No distrito de São Andrés se localiza o Parque Nacional de Cutervo; as cavernas de São Andrés, habitadas por colônias de guácharos; as torres de Llapa; em Sócota (chulpas ou tumbas pré-incas) e o bosque de pedras do morro Pilco.

Os banhos do Inca
Considerado um dos seus atrativos principais, os “Banhos do Inca”, são fontes de águas térmicas e medicinais usadas desde a época pré-hispânica, suas águas brotam levantando colunas de vapor em um terreno quase horizontal rodeado de grande quantidade de vegetação. As nascentes mais importantes são os denominados: “Los Perolitos” e “O Tagadero”. Esta zona é possível visitá-la durante todo o ano com tours que incluem hospedagem nas zonas das termas acompanhada de tratamentos naturais para o corpo.

Festividades
O carnaval de Cajamarca que se leva a cabo durante os meses de Fevereiro e Março. Páscoa (Semana Santa), Domingo de Páscoa em Porcón (17 km. ao norte de Cajamarca), procissão das cruzes (turismo místico popular), também realizados em Contumaza, Cajabamba e Hualgayoc.

Corpus Christi, festival religioso de grande solenidade, sendo concorrido nos seus arredores e povoados distantes.

Festival de São João, realizado o 24 de Junho, festividade popular em Chota, Cajamarca, Llacanora e São João.

Semana turística em Cajamarca, realizada a segunda semana de outubro. De todos os Santos realizada o 1 de novembro em Cajamarca.