Dia 1: Cusco - Villa los Loros
Antes de pegar os passageiros dos seus hotéis, saímos da cidade de Cusco as 08:00 a.m., em ônibus privado. Pegando a rodovia para Abancay, atravessamos o Rio Apurimac (1,600 m.s.n.m) e remontamos ao abra de Qorimarga (4,000 m.s.n.m), desde onde descemos ao vale interandino de Huanipaca até chegar a “Villa Los Loros” lodge. Depois de instalar-nos nos quartos, almoçaremos e a tarde terá uma pequena reunião sobre o trekking que começaremos o dia seguinte. Jantar e pernoite.
Dia 2: Villa los Loros (2,200 m.s.n.m.) - Choqekiraw (2,900 m.s.n.m.)
Depois do café da manhã, começamos uma caminhada de duas horas e meia, até chegar à praia do Rio Apurimac. Depois atravessamos a ponte de suspensão São Inácio e começamos a subir desde o nível do rio (1, 450 m.s.n.m.), até chegar ao acampamento de Choqekiraw, localizado a 2,900 m.s.n.m.; no trajeto poderá apreciar a beleza da paisagem, assim como variedade de flora e fauna. Depois do almoço, teremos uma visita ao Sistema de Terraços de Cultivo de Phaqchayoc e a Casa da Caída de Água, para finalmente retornar ao acampamento, onde será servido o jantar e passará a noite.
(Trekking km 17; tempo de percurso 7-8 horas).
Dia 3: Choqekiraw todo o dia
Teremos todo o dia para visitar os melhores sectores do Parque Arqueológico. O almoço o faremos perto ao Conjunto, para não interromper a visita e ver, com uma pitada de sorte, o vôo do majestoso Condor Andino sobre o profundo Cânion do Rio Apurimac. Finalmente regressaremos a nosso acampamento, onde será servido o jantar e passará a noite.
Dia 4: Choqekiraw (2,900 m.s.n.m) - Pincha Unuyoc (2,487 m.s.n.m)
Iniciamos a subida desde nosso acampamento, atravessando os bosques de altura ricos em epífitas, bromélias e bela orquídeas, até rodear o passo de Choqekiraw a 3, 270 m.s.n.m. e iniciar um largo descenso pelas ladeiras do lado oeste da montanha. Visitaremos o sitio arqueológico de PinchaUnuyoc, um abanico de terraços de cultivo coroado por um pequeno sitio cerimonial, ali montaremos o acampamento.
(Trekking km. 8,500; tempo de percurso 5 horas).
Dia 5: Pincha Unuyoc (2,487 m.s.n.m) - Maizal (2,892 m.s.n.m)
Continuamos o descenso até o quente vale do Rio Branco ou Yuraqmayu (1,875 m.s.n.m.), onde consumiremos o almoço. Depois começamos a subir a montanha Qorihuayrachina até chegar a Maizal, uma sacada natural com uma impressionante vista.
Ali montamos o acampamento. Jantar e pernoite. (Trekking km. 9,500; tempo de percurso 5 horas).
Dia 6: Maizal (2,892 metros) - Yanama (3,520 metros)
Subindo por um variado bosque e passando pelas antigas Minas Vitoria, chegamos ao passo de Yanama (4,200 m.s.n.m), onde vamos desfrutar de extraordinárias vistas de Cordilheira de Vilcabamba. Seguindo pelo caminho da vertente dos precipícios, chegaremos à Comunidade de Yanama.
(Trekking km. 12,500; tempo de percurso 7 horas).
Dia 7: Yanama (3,520 m.s.n.m.) - Totora (3,400 m.s.n.m.)
Nosso caminho sobe por pastagens de um vale alto andino, de pendente moderada, até chegar ao abra de São João (4,620 m.s.n.m.). Desde este passo inicia o descenso ao vale de Santa Teresa, tendo como cenário as imponentes vistas das montanhas de Salkantay (6,270 m.s.n.m.) e Huamantay (5,917 m.s.n.m.), os mais altos picos da corrente de Vilcabamba, em cujas ladeiras se encontra Machu Picchu. Faremos uma descida ziguezague até chegar ao acampamento, junto ao rio do povoado de Totora.
(Trekking km. 12; tempo de percurso 7 horas).
Dia 8: Totora (3.400m.snm) - La Playa (2.135 m.snm)
Este dia descemos, através de um ondulante caminho até chegar ao assentamento de Collpapampa. Lá almoçaremos e poder desfrutar das próximas águas térmicas. Depois seguiremos o caminho passando por um agradável bosque e depois por plantações de café e hortos tropicais de maracujá doce, papaia e avocado, com imponentes montanhas por ambos lados até chegar ao inicio da rodovia, na localidade La Playa, onde acamparemos.
(Trekking km. 15; tempo de percurso 5 horas).
Dia 9: La Playa (2,135 m.s.n.m.) - Hydroelectric Station (1,875 m.s.n.m.) - Machu Picchu Povoado
O dia de hoje teremos que escolher entre duas opções: continuar com a caminhada até a planta hidroelétrica, desde onde pegaremos o trem com destino a Machu Picchu Povoado; abordar um ônibus ou caminhão que desde La Playa nos leve à mesma planta hidroelétrica para pegar o trem. No primeiro caso nos espera uma caminhada de 6 horas* durante a qual poderemos visitar o grupo arqueológico de Llactapata (2, 590 m.s.n.m.), sitio cerimonial relacionado com o nascer do sol no solstício de inverno, que se vê elevando-se sobre Machu Picchu. No segundo caso nosso percurso até a hidroelétrica será de apenas 1 hora. Nos dois casos o trem nos levará a Machu Picchu Povoado em 15 minutos. Aqui podemos descansar no hotel ou desfrutar dos banhos térmicos de Águas Calientes. (Trekking km. 15; tempo de percurso 6 horas)*.
Dia 10: Machu Picchu - Cusco
Saímos cedo para pegar o primeiro ônibus que nos deixará no mesmo Santuário Inca, localizado sobre o cânion do Rio Urubamba, no coração da cordilheira da selva do Salkantay, maravilha do mundo que visitaremos, tendo a oportunidade de realizar as visitas opcionais à imponente montanha de Wayna Picchu ou a porta do Sol (IntiPunku). Retornando a Machu Picchu povoado, consumiremos um almoço Buffet em um restaurante turístico e depois pegaremos o trem de regresso a Cusco. Traslado ao seu hotel.
Preços 2012 por pessoa expressos em US$: